Orientações ao pesquisador
Orientações ao pesquisador
A Comissão de Ética no Uso de Animais chama a atenção do senhor pesquisador para o seguinte Código de Conduta a ser lido e, consequentemente, seguido ao utilizar animais em seu projeto, seja este de ensino, pesquisa ou testes:
- Somente elaborar projeto após pesquisa bibliográfica detalhada a fim de evitar repetições e uso indiscriminado de animais;
- Deve ser levada em consideração a relevância científica do estudo;
- Sempre buscar métodos alternativos ao uso de animais e somente utilizar animais depois de constatada a não existência dos mesmos;
- O número de animais usados deverá ser o menor possível para que tenhamos resultados estatísticos válidos;
- É imprescindível que toda a pessoa envolvida na pesquisa, seja esta pesquisador, técnico ou aluno, tenha conhecimento sobre a espécie com a qual vai trabalhar, seu manejo, suas necessidades biológicas e comportamentais (este critério deve atender a Instrução Normativa específica da CEUA-UFJ: IN 01/2023);
- A dor e outros sinais adversos como ansiedade, medo, distresse são inaceitáveis e devem ser evitados.
Para pensar antes de iniciar seu trabalho:
- Existe alternativa ao uso dos animais? Se existem citar quais e porque não empregá-las.
- Procurou utilizar o menor número possível de animais?
- Tem algum conhecimento sobre a biologia e comportamento da espécie que vai usar?
Orientações Gerais:
- As informações constantes na ficha protocolo devem estar em consonância com as do projeto de pesquisa. A ficha de protocolo é um documento de suma importância para obtenção das informações do projeto, portanto, deve ser preenchida com atenção e com informações completas, mesmo que estejam no projeto!
- Para o pesquisador/professor que deseja fazer RESERVA DE ANIMAIS no Biotério Central da UFG, deverá preencher um Formulário para solicitação de animais presente no site: biotério.icb.ufg.br.
- O pesquisador/professor que trabalhar com animais silvestres deve, primeiramente, protocolar pedido em órgãos responsáveis e anexar o documento de entrada do pedido de autorização do uso destes animais ao protocolo submetido na CEUA;
- O pesquisador/professor deve se certificar das datas de reuniões. Os projetos deverão ser submetidos 15 dias antes da reunião para serem avaliados.
- O projeto a ser submetido deverá ter seu início de execução com pelo menos 60 dias após a sua submissão a CEUA/UFJ;
- Na Ficha Protocolo no item "Pesquisadores Participantes" o pesquisador deverá informar a função de cada participante do projeto/aula (Ex.: Manejo dos animais, Procedimento cirúrgico...), assim como seu respectivo número de registro da comprovação de experiência emitido pela CEUA-UFJ;
- Na Ficha Protocolo deverá constar o número total de animais empregados em todo o projeto/aula e, de forma clara, estar elucidado a quantidade de animais por grupos/tratamentos/aulas práticas (por dia de aula).
- Para ATENDIMENTO DE PENDÊNCIAS solicita-se a confecção de uma carta resposta de atendimento de pendência assinada pelo responsável do projeto, em que conste a resposta de cada item, separadamente, das solicitações constantes no parecer emitido pela CEUA-UFJ. Além da carta resposta, enviar à CEUA-UFJ o formulário e projeto com as correções destacadas.
I. A documentação deverá estar completa e deve ser protocolada via e-mail, através do endereço eletrônico ceua@ufj.edu.br
Related Files | Size | Archive Fingerprint |
---|---|---|
Macro e Micro ambientes | 72 Kb | aa47f2710580d466196d42c524dc53d7 |